A Itália está pressionando a stmicroeletrônica a aumentar o investimento no país

Mar 13,2024

O governo de Giorgia Meloni, na Itália, solicitou que o fabricante de chips STMicroelectronics (ST) fornecesse uma parcela maior de investimentos à Itália.Segundo insiders, a Itália, que detém ações desta empresa de semicondutores, se opõe ao novo mandato de três anos de Jean Marc Chery, CEO da Italian French Semiconductor.A Itália acredita que o investimento da empresa é benéfico para a França.

A Stmicroelectronics tem um valor de mercado de mais de 40 bilhões de euros e é uma das poucas empresas européias globalmente importantes em seu negócio estratégico de semicondutores.A empresa se concentra nos semicondutores usados na indústria de smartphones e nos veículos elétricos, e seus clientes incluem Apple e Tesla.

Sob a liderança de Giorgia Meloni, a Itália fortaleceu sua retórica e ações em relação a aquisições francesas de empresas italianas, que são vistas como hegemônicas.A Giorgia Meloni lançou uma batalha com o Stellantis Automotive Group em janeiro, que possui marcas italianas como Fiat e Alfa Romeo, bem como as marcas francesas Peugeot e Citroen, enquanto a empresa se esforça para mudar a produção de carros para países/regiões de baixo custo.Em novembro passado, a Giorgia Meloni rejeitou a aquisição de uma empresa aeroespacial local pelo Safran Group na França.O Safran Group declarou em fevereiro deste ano que está envolvido em "diálogo" com as autoridades italianas sobre a retomada de aquisições.

De acordo com um documento de arquivamento da empresa, os governos italiano e francês detêm respectivamente 50% das ações de uma holding através do Ministério das Finanças Romano e do BPIFRANCE SA do Banco Público Francês, que possui 27,5% das ações da Stmicroelectronics.

Segundo insiders, a Itália está insatisfeita com a recente decisão de Jean Marc Chery de mudar a estrutura da empresa de três departamentos comerciais principais para dois departamentos de negócios.O departamento automotivo reduzido é liderado principalmente por italianos, incluindo o executivo Marco Monti, que mais tarde deixou a empresa.

A pessoa afirmou que esse movimento reforça a visão geral das pessoas de que Jean Marc Chery está priorizando a França e resistindo aos esforços da Itália para ter uma voz mais forte na tomada de decisão geral.A autorização atual de Jean Marc Chery expirará ainda este ano.

Um porta -voz da STMicroelectronics afirmou que a empresa tomou nota das recentes especulações da mídia sobre sua liderança e acrescentou que seu conselho não tomou mais medidas sobre esse assunto desde que a reposição de Jean Marc Chery em setembro do ano passado.

O comitê de especialistas autorizado pelo Presidente Macron divulgará um relatório sobre inteligência artificial (IA), que exortará a França a aumentar o investimento na produção de chips de baixo carbono, como os semicondutores franceses italianos, e enfatizará o importante papel que a empresa pode desempenhar na transformação verde.

O porta -voz afirmou que o foco de fabricação do semicondutor francês italiano é aumentar a capacidade de produção de chips de 300 mm na França e na Itália, bem como a capacidade de produção de carboneto de silício de semicondutores de banda larga na fábrica da Catania, Itália.

A Stmicroelectronics planeja estabelecer uma base de produção de semicondutores perto de Grenoble, na França, com os Estados Unidos, e a França fornecerá um subsídio de 2,9 bilhões de euros (3,2 bilhões de dólares) como uma demonstração dos esforços de Macron para localizar tecnologias importantes na Europa.
produtos RFQ